quinta-feira, 28 de junho de 2012

0

A arte da fotografia

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

Ser fotógrafo, não é uma coisa simples como muitos pensam, a profissão que é vista por tantos como um hobbie é levada a sério pelo profissional, não só fotografar eventos em geral, mas paisagens, pessoas e até mesmo objetos. Possuir o hábito de fotografar até mesmo com os olhos, admirar a vida num todo, manter-se sempre atento à luz do dia, à forma das nuvens, às luzes que iluminam as ruas escuras, se encantar com os reflexos nas calçadas molhadas. Ser fotógrafo de verdade vai além dos cliques atentos aos movimentos,  é revelar uma beleza desafiadora, tentar contaminar a todos com aquele retângulo que só pode ser visto depois de descoberto pelo profissional. Os jovens que têm interesse nessa profissão encantadora acabam desistindo por algum tipo de preconceito e mal procuram aprofundar-se no assunto, aqui vai umas dicas para quem gosta de fotografar (hobbie) e quem quer, realmente, seguir a carreira de fotógrafo;
*Tenha conhecimento: Qualquer profissão que você queira investir, deve investigar. Conversar com profissionais da área e ver como funciona a vida de um fotógrafo, ou até mesmo uma pesquisa na internet. Todos começam fuçando, com muita curiosidade, a área que pretende-se trabalhar. A partir do momento que você já sabe que gosta de fotografar é importante saber se você vai gostar de trabalhar com isso.
*Estude: Imagina-se que quem quer se profissionalizar já estudou o básico da fotografia e já tem uma certa experiência como hobbista. Mas caso você não tenha essa é a hora de estudar muito sobre tudo que envolve fotografar. Antes de partir para o seu nicho você vai precisar saber um pouco de tudo. Então estude sobre exposição, efeitos, faça testes, use amigos de cobaia, leia sobre os equipamentos existentes, leia notícias, pratique, leia livros, pratique, leia blogs, tutoriais, vídeos, pratique, etc. Enfim, estude.
*Não existe nenhuma regulamentação quanto às “especialidades” de um fotógrafo, mas aqui mostro algumas delas:
Fotografia Publicitária (fotos de modelos profissionais para capa de revista, editoriais, etc)
Fotografia Publicitária/Still (também para revistas, editoriais e outros, mas focado em produtos)
Fotojornalismo (econtecimentos, tragédias, eventos públicos e outras fotos para jornais e outros veículos de comunicação.)
Fotografia de eventos (casamentos, festas, baladas, etc)
Fotografia para uso Pessoal (“books”, ensaios fotográficos, fotos para recordação, fotoprodutos, etc)
Natureza (o sonho de muitos fotógrafos – o estilo de fotografia publicada em revistas como a National Geographic)

As fotos a seguir, são de Aline Nascimento, uma amiga da gente aqui do blog, ela é meio hobbista e meio profissional, depende do humor como ela diz, quem quiser ver mais é só pedir o flickr que passamos ;)


Até a próxima, beijo, Helô :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário